Somente na última semana, o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log) do Exército auxiliou a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul na distribuição de 312 mil medicamentos para 293 hospitais de 236 cidades do Rio Grande do Sul. Os medicamentos são usados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias com covid-19 em UTIs. O material é armazenado e loteado no 3º Batalhão de Suprimento (3º B Sup) de Nova Santa Rita (RS).
A ação dá continuidade aos esforços conjuntos da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde para evitar o desabastecimento de remédios para ventilação mecânica, fundamentais no tratamento de pacientes graves de covid-19.
Do total de 312 mil medicamentos, o 3º Gpt Log distribuiu cerca de 93 mil bloqueadores neuromusculares e relaxantes musculares nos dias 6 e 7 de abril, beneficiando 69 hospitais em 52 municípios gaúchos, após percorrer mais de 6,5 mil quilômetros.
O Superintendente Executivo do Hospital São Vicente de Paulo, situado em Passo Fundo, Ilário de David, afirmou que a contagem de estoque é feita todas as manhãs. “Não houve nenhuma situação de falta, mas estamos trabalhando no limite. Somos um polo regional e temos 40 leitos de UTI para tratamento de covid-19 e 30 leitos não covid 100% ocupados. Nossa preocupação é minuto a minuto”, enfatiza.
O Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 3º Gpt Log, Cel Alessandro Machado Padilha, comentou sobre a operação logística. “Tivemos que ser rápidos e trabalhar continuamente na entrega dos medicamentos, tendo em vista que muitos hospitais estavam com os estoques de medicamentos baixos”.