Aprendizado às pressas

Em meio ao jogo do abre ou fecha das escolas, pais e alunos se tornam petecas. Ganham, porém, a chance de um curso rápido de processo civil, que inclui todos os tipos de recursos nos tribunais.

Convicção que vem de longe

Cabe lembrar declaração do filósofo grego Aristóteles, que viveu entre os anos 384 e 322 Antes da Era Cristã: “Todos quantos têm meditado na arte de governar o gênero humano acabam por se convencer de que a sorte dos impérios depende da educação da mocidade”.

Ainda estão devendo

Amanhã será assinalado o Dia da Educação. A 28 de abril de 2000, encerrou-se o Fórum Mundial de Educação, na cidade de Dakar, Senegal. Estabeleceu o compromisso dos países participantes de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Como muitas outras iniciativas, ficaram no meio do caminho. Governantes e lideranças da sociedade não perceberam a exata importância da educação, não só para aquisição de conhecimentos, mas para a construção de valores essenciais e do convívio saudável.

Subindo

A cada aprovação de orçamento, ocorre a constatação: quanto mais falta, mais gastam. A Dívida Pública Federal fechou 2020 em 5 trilhões e 10 bilhões de reais. Informação da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia. Em 2014 era de 2 trilhões e 600 bilhões.

Sem ter a quem recorrer

Com o Congresso Nacional voltado a aumentar sempre a despesa, não há instância para a população, que paga a conta, interferir em nenhum momento. Desde a elaboração do orçamento até a sua execução ficam fechadas as portas para os que abastecem com impostos os cofres públicos.

Troca de nome

O Partido da Mulher Brasileira, durante convenção nacional, sábado, alterou o seu nome para Brasil 35, que é o número de registro na Justiça Eleitoral. A expectativa de seus dirigentes é de que consigam a filiação do presidente Jair Bolsonaro.

Decidem no cotovelaço

A primeira reunião da CPI da Pandemia se realiza hoje em clima de beligerância. Há senadores que ainda brigam para ficar com a presidência e a relatoria, convictos de que não podem perder a rara oportunidade de aparecer na vitrine. Por enquanto, Renan Calheiros tem a ficha número 1 para o cargo de relator.

Vem na contramão

O publicitário João Santana foi contratado para assessorar o diretório nacional do PDT. Profissional competente, comandou o marketing de oito eleições presidenciais no Brasil e no exterior, tendo vencido todas. Se os deputados trabalhistas consultarem Santana sobre o plebiscito para privatizar a Corsan, provavelmente recomendarão sua demissão ao ouvirem a resposta.

Nova tentativa de iludir

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a reforma tributária poderá ser votada em partes, para facilitar a tramitação e a aprovação no Congresso. Nos últimos 30 anos, todos os que assumiram o cargo fizeram a mesma declaração e nada andou. É capítulo gasto de uma novela mentirosa.

Horizonte com nebulosidade

Análise de Flávio Esteves Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista: “Nos três primeiros meses deste ano, o varejo esteve diante de um quadro similar ou pior ao início da pandemia, sem auxílios, com restrições severas e com o mercado de trabalho mais fragilizado. A situação ainda é agravada pelas pressões inflacionárias. O IPCA passou de 3,30% para 6,10% entre os meses de março de 2020 e março de 2021, enquanto o IGP-M passou de 6,82% para 31,10% no mesmo período.

A Boa Vista é uma empresa brasileira de inteligência e alta tecnologia que busca soluções para clientes e consumidores.

Compartilhe essa notícia: