Derrapada do governo

O impossível acontece. É uma das conclusões após o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, ter confirmado ontem a realização de uma reunião interministerial, em que houve discussão sobre mudança na bula da cloroquina para uso no tratamento da Covid-19.

A agência reguladora pode modificar a bula de um medicamento registrado, desde que solicitado pelo detentor do registro. O governo, não.

A CPI da Pandemia não resolverá problemas imediatos, mas ainda dará muito pano para manga.

Numeradas

Monitoramento de institutos de pesquisas em plataformas digitais captou tendências de consumo que se modificaram:

1) em abril, caiu 4,5 por cento a compra de máscara N 95, as mais recomendadas, na relação com março deste ano. Analistas dizem que deve ser consequência de um estado de exaustão da população. Não se justifica.

2) Aumentou a compra de cadeiras de escritório. São muitos os que passaram a trabalhar em casa,  abandonando os escritórios tradicionais.

3) As compras de bicicletas triplicaram nos últimos 12 meses.

4) Em um ano, houve aumento 12 por cento no consumo de cigarros. Quem fuma, ao expelir fumaça pela boca, contamina o ambiente se estiver infectado pelo coronavírus, afirmam os médicos.

Emergência resolveu impasse

Um dos efeitos da pandemia: o Conselho Federal de Medicina levou 18 anos discutindo telemedicina, sem chegar a uma regulamentação. Com a chegada da pandemia, em pouco mais de um mês duas portarias do Ministério da Saúde e posteriormente uma Lei regulamentaram a telessaúde. Abrange todos os profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos, entre outros, enquanto perdurar a crise.

Linha direta

Nos Estados Unidos, antes da Covid-19, apenas de 11 por cento da população já havia feito algum tipo de atendimento em saúde a distância. Saltou para 46 por cento em 2020 e nos quatro primeiros meses deste ano. Acrescente-se que a telessaúde para os norte-americanos está regulamentada há vários anos.

Merecem todas as homenagens

Hoje é o Dia Internacional dos Enfermeiros. O reconhecimento ganha mais expressão em meio à pandemia. A categoria está, corajosamente, na linha de frente para salvar vidas. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Florence Nightingale, em Florença, Itália. Considerada pioneira da enfermagem moderna, aos 17 anos, decidiu seguir a carreira.

Vocação

Na guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856, o seu trabalho de Florence se tornou conhecido. Ela foi chamada de Dama da Lâmpada, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Em 1860, fundou na Inglaterra a primeira Escola de Enfermagem laica do mundo.

Para ajudar consumidores

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o projeto de lei 3515/15, que cria regras para prevenir o superendividamento dos consumidores. Em um dos artigos, proíbe a oferta de crédito ao consumidor, seja em propagandas ou não, com expressões enganosas, como sem juros, gratuito, sem acréscimo, taxa zero ou expressões semelhantes. Nessas ofertas de crédito, será proibido ainda dizer que a operação poderá ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem avaliação da situação financeira do interessado.

O texto foi encaminhado para votação no Senado.

Giro de 180 graus

O marqueteiro João Santana, que orientou campanhas do PT à Presidência, tenta emplacar versão light do explosivo Ciro Gomes em vídeos.

Por enquanto, só em vídeos mesmo.

Compartilhe essa notícia: