| Carlos Eduardo Netto |

A prefeitura de Botucatu, município do interior do estado de São Paulo, vacinou hoje 95% da população elegível. Isso ocorre, pois, a cidade está fazendo parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca. Os moradores acima de 18 anos foram imunizados.

A imunização em massa começo no domingo (16), quando foram vacinadas mais de 65 mil pessoas. O objetivo era aplicar a vacina em 60 mil cidadãos, que somam 80% da população apta a ser imunizada. Ao todo, 65.932 pessoas foram vacinadas, porém o número pode oscilar para mais, em virtude da demora no cadastro de imunizados, que é feito manualmente.

A ação faz parte do estudo inédito que está sendo realizado pelo Ministério da Saúde na cidade interiorana e deve durar oito meses. O objetivo é acompanhar a evolução da pandemia no local para poder analisar a eficácia do produto desenvolvido pela Oxford e pela AstraZeneca. A pasta responsável pela saúde divulgou a escolha da cidade para o estudo há duas semanas.

O Ministério da Saúde destacou que Botucatu reúne vários aspectos que a fizeram ser escolhida, como ter testado com exames RT-PCR todos que demonstraram sintomas gripais. A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O estudo contará com testagem em massa na população e sequenciamento genético. De acordo com o Ministério da Saúde, estas ações possibilitarão saber a efetividade da vacina. A pesquisa é uma parceria com a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Gates, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Prefeitura de Botucatu.

Foto: Fernando Savioli/TV TEM

Compartilhe essa notícia: