A Secretaria da Saúde começa, na quarta-feira (19), a distribuição de 251,2 mil doses de CoronaVac. Os imunizantes serão usados para finalizar a aplicação da segunda dose no Estado. Desta remessa, 188,8 mil imunizantes chegaram nesta terça-feira (18) e o resto foi entregue ao governo estadual na última semana.

“Somando as duas remessas, iremos distribuir quantitativo suficiente para que todos os que tomaram a primeira dose com Coronavac possam completar o esquema vacinal, o que é fundamental para a eficácia do imunizante”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

No mesmo voo em que chega o imunizante CoronaVac, mais 269,1 mil doses de AstraZeneca desembarcam em Porto Alegre. O lote, porém, não será utilizado em primeiro momento e, sim, guardado para aplicação da segunda dose, como recomenda o Ministério da Saúde.

A SES já distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse laboratório que estariam em tempo de tomar a D2. Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.

 

Vacinação avança em Porto Alegre

Na manhã desta terça-feira, a prefeitura da Capital decidiu continuar com a vacinação da primeira e segunda dose para pessoas com 65 anos ou mais. Isso é possível pela chegada do lote de 188,8 mil doses de CoronaVac. A faixa-etária deve ser reduzida durante a semana.

Porto Alegre também decidiu avançar a vacinação para pessoas de 28 anos ou mais com comorbidade.

Compartilhe essa notícia: