A economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 4% em relação aos últimos três meses de 2020, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE). De acordo com o levantamento, o resultado positivo se deu, em grande parte, pelos desempenhos da Agropecuária (+35,7%) e da Indústria (+3,8%) no período analisado.
O Brasil teve alta de 1,2% na mesma base de comparação entre janeiro e março. Quando a base de comparação é o mesmo período de 2020, a alta na economia do Estado no primeiro trimestre chega a 5,5%, desempenho superior ao registrado no país (+1%).
Um dos destaques foi a recuperação da Agropecuária que, na relação com o mesmo trimestre de 2020, sofreu com os impactos da forte estiagem no começo do ano passado. O setor apresentou variação positiva de 42,2%, fruto do aumento da produção nas culturas de soja, uva, fumo e milho.
O setor de Serviços foi o único a registrar queda na comparação com os três primeiros meses do ano passado (-2,4%), abaixo do resultado nacional (-0,8%). Um dos fatores que influenciou a queda foi o desempenho do Comércio, que teve baixa de -2%. Em contrapartida, os Serviços de informação, as Atividades imobiliárias e a área de Intermediação financeira e seguros minimizaram a queda geral.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução