Na última dia 22 de junho, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29° GAC AP), localizado na cidade de Cruz Alta (RS), recebeu as primeiras peças da viatura blindada de combate obuseiro autopropulsada (VBC OAP) M109 A5 155mm para compor as linhas de fogo do grupo.
Resultado do Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena do Exército Brasileiro (OCOP), a chegada das primeiras quatro peças M109 modelo A5 simboliza um avanço para a artilharia brasileira. O novo blindado, de origem norte-americana, tem um alcance próximo de 30 km e munição especial superior ao antigo carro, que conseguia abater um alvo a 18 km.
O primeiro lote dos M109 A5, referente à 1ª Bateria de Obuses foi revitalizado no Parque Regional de Manutenção/5 e adentrou os muros do Forte Humaitá após percorrer uma grande distância desde a cidade de Curitiba. O segundo lote, referente à 2ª Bateria de Obuses, está previsto para chegar no início do segundo semestre de 2021, vindo do Parque Regional de Manutenção/3, localizado na cidade de Santa Maria (RS).
FOTO: 29° GAC AP/Divulgação