Em 2018, a cláusula de desempenho exigia que os partidos tivessem pelo menos 1,5% do total dos votos válidos. No próximo ano, para sobreviver precisarão conquistar ao menos 2% dos votos ou eleger, no mínimo, 11 deputados federais distribuídos em nove Estados. A corda ficará ainda mais esticada: exigirá dos partidos 2,5% dos votos válidos em 2026 e 3% a partir de 2030.

Atiravam-se no dinheiro

Endividar-se além da capacidade é expressão que jamais entrou no dicionário da maioria dos governantes. Uma das consequências: de 1º de janeiro deste ano até hoje pela manhã, o Tesouro Nacional pagou 174 bilhões e 229 milhões de reais de juros de sua imensa dívida. Registro do placar eletrônico jurometro.com.br, mantido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Mudança de ares

Sem indicar o novo rumo, sábado o governador Carlos Moisés desfiliou-se do PSL que tem em Santa Catarina quatro deputados federais, cinco  deputados estaduais, 17 prefeitos e 143 vereadores.

Última chance

Gabinetes de senadores e deputados federais trabalharão sem parar até amanhã, quando se esgotará o prazo para apresentação de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. Mesmo que não venham a ser aprovadas, servem como escudo contra eventuais acusações de se omitirem. Usam o argumento de sempre junto às bases eleitorais: fizeram o que deviam, ingratos são os que não aprovaram.

Tradicional lentidão

O Grupo de Trabalho, criado na Câmara dos Deputados para apresentar parecer sobre o novo Código de Processo Penal, reúne-se hoje. Elaborado por uma comissão de juristas do Senado, o projeto substituirá o atual, que é de 1941. Na Câmara, até o momento foram apresentadas 379 propostas sobre o tema. A análise por uma comissão especial começou em 2019 e teve o prazo de funcionamento encerrado em maio sem a votação do parecer final.

Coincidência

Deputados federais de primeira viagem, que conferiram as despesas de seus colegas incluídas em relatórios, impressionaram-se com as idas para Casa Branca. Depois, entenderam: é um município do interior de São Paulo, distante 241 quilômetros da Capital no sentido Norte. Surgiu como vilarejo ao redor de uma casa branca, em 1814, utilizada pelos bandeirantes para pousada. Estava no antigo caminho de Goyaz, que ligava São Paulo às minas de ouro.

Cobrando

A Confederação Nacional dos Municípios, presidida pelo gaúcho Paulo Ziulkoski, não dorme e fiscaliza. Examinando documentos, concluiu: a União fechou o ano passado com 42 bilhões e 100 milhões de reais em despesas autorizadas, mas não pagas referentes a compromissos assumidos com as Prefeituras.

Quase rotina

Há certos políticos que enchem o peito e levantam a voz para dizer que não repartem os insucessos. Sobre sucessos, na maioria das vezes, não se sabe se houve algum.

É assim

Nos países subdesenvolvidos, sai barato bancar o radical, tirando proveito do desrespeito à lei. É pouco arriscado e muito vantajoso. O comportamento ajuda a aumentar o fosso entre o que a sociedade deseja construir e o comportamento pernicioso imposto por minorias.

O que fazem

O articulista Gaudêncio Torquato define com precisão: “Na política, os histriões convencem mais que os grandes atores porque conseguem o exagero indispensável ao teatro.”

Objetivo

O economista Václav Klaus, após a queda do comunismo, em novembro de 1989, tornou-se ministro das Finanças da República Tcheca. Ao assumir, fez uma pergunta e respondeu: “A quem pertencem as empresas estatais? Se é ao povo, então tem que dá-las ao povo para que as vendam.”

Compartilhe essa notícia: