Foto: Tânia Giacobbo a esquerda e Luiza Pilau a direita
Amigas de longa data que se juntaram para criar o primeiro reality show de arquitetura do Rio Grande do Sul.
Arquitetura e design trabalham juntos para trazer conforto e praticidade para a vida cotidiana. Foi assim que surgiu o Design Sense, reality show que desafia arquitetos e designers recém formados a desenvolver um móvel que visa facilitar a vida das pessoas durante a pandemia. Serão sete grupos e nove episódios, exibidos a partir do dia 26 de julho com a final em 13 de agosto. Enquanto aguardamos a estreia, que tal conhecer um pouco as criadoras desse projeto?
Arquiteta de formação, Luiza Pilau, sempre foi interessada em projetos que envolvem arquitetura e design de interiores. Idealizadora da Mostra CasaeCia da Zero Hora, conheceu Tânia Giacobbo no ano 2000. Ambas trabalhavam no Grupo RBS, onde se encontravam em eventos da empresa e por um tempo acabaram trabalharam juntas. Após essa passagem em veículo de comunicação, Luiza Pilau passou a dedicar o seu tempo empreendendo num estúdio que leva o seu nome. Focada em design de criação, ela busca produtos exclusivos em pisos e revestimentos.
Foto: Luiza Pilau
Após sair do Grupo RBS, Tânia Giacobbo, passou a ser responsável executiva de uma empresa e em 2016 decidiu empreender criando a Cobbo.hub, empresa de marketing e comunicação onde trabalha até hoje. Cada uma seguiu para um lado diferente, sempre mantendo contato, até que dezenove anos depois se juntaram novamente. Ambas queriam desenvolver “um projeto com características de arquitetura, design e arte, mas que fosse contemporâneo, acompanhando as tendências de comportamento do mundo e de sustentabilidade” conta Tânia Giacobbo.
“É sair um pouquinho daquele projeto convencional onde cada arquiteto constrói alguma coisa e logo tudo é destruído. Queríamos algo diferente, com propósito”
Então veio a pandemia da Covid-19, o projeto que até então tinha sido idealizado como um festival com atividades de design e arquitetura teve que ser repensado. Tânia Giacobbo conta que “na época foi um obstáculo, acabou virando uma oportunidade. Queríamos fazer algo relevante que também tivesse a ver com a pandemia”. Assim surgiu a ideia de fazer uma competição num formato de reality show.
Foto: Tânia Giacobbo
O desafio foi direcionado para jovens recém formados. Luiza Pilau comenta como “nunca foi tão necessário e tão relevante empreender. No segmento de design arquitetura os jovens que vão para o mercado de trabalho tem que se virar logo na saída da faculdade. E nós pensamos em como que iriamos ajudá-los”. Buscando capacitá-los e incentivar e criatividade, profissionais renomados foram convidados para auxiliar nessa trajetória.
“Nesse conceito de economia colaborativa do empreendedorismo, entendemos que faria parte do desafio desenvolver um projeto compartilhado, em grupo”
Felizes com o resultado que tiveram até aqui, elas comentam sobre os aprendizados que tiveram nesse período. “Aprendi que a tecnologia não morde e que com ela é possível realizar muitas coisas” diz Tânia rindo,” o meu segundo aprendizado foi com a Luiza, que teve muita persistência para transformar esse projeto”. Luiza ressalta a dificuldade em fazer um reality show sendo uma arquiteta e diz que teve que ter muita “resiliência e que estão estamos super satisfeitas por tudo que construímos”.
O desafio Design Sense será exibido segundas, quartas e sextas às 21:30. Você pode acompanhar nos canais 24 e 524 da Claro NET TV, 524 da Claro Fibra TV, YouTube e Facebook.