O Brasil fez bonito em Tóquio! Foi a melhor participação do país em Jogos Olímpicos da história! A melhor campanha anteriormente era no Rio 2016, quando a delegação brasileira conquistou 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Neste ano em Tóquio foram 21 medalhas, mantendo as 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.
Muitos fatores podem ajudar a explicar o sucesso brasileiro do outro lado do Mundo. Um deles é a entrada de esportes que o Brasil está no topo da modalidade: é o caso do Skate e do Surfe. A estreia das duas modalidades trouxe 4 medalhas para o Brasil (1 de ouro e 3 de prata), e ainda ficou a sensação de que mais brasileiros poderiam subir no pódio. Outro fator relevante é o fenômeno Rebeca Andrade. A ginasta brasileira fez história na modalidade, e conquistou duas medalhas, um ouro no Salto e uma prata no Individual Geral. Duas medalhas histórias e inéditas na história da ginástica brasileira.
Decepção
Em compensação, o Brasil não fez bonito no Volêi, esporte que geralmente garante sempre algumas medalhas para o nosso país. Apenas a Seleção Feminina de vôlei de quadra conquistou uma medalha. As mulheres conquistaram a prata após derrota para os Estados Unidos na final, por 3 sets a 0. No Masculino, o Brasil perdeu a decisão do bronze para a Argentina e terminou sem medalhas, algo que não acontecia desde Sydney, em 2000.
Nas areias, o resultado também decepcionou. As quatro duplas brasileiras não conquistaram nenhuma medalha e se despediram de forma precoce da competição.
A história foi feita, o Brasil terminou sua participação em Tóquio na 12ª colocação no quadro de medalhas. Agora, resta aguardar o que será de Paris em 2024, com um ciclo olímpico mais reduzido e renovações importantes em algumas modalidades.
Confira os medalhistas do Brasil em Tóquio 2020:
Ouro (7):
Rebeca Andrade (Salto), Ítalo Ferreira (Surfe), Martine Grael/Kahena Kuzme (49er FX·Vela), Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática), Isaquias Queiroz (Canoagem C1 – 1000m), Hebert Conceição (Boxe – Peso Médio) e no Futebol Masculino.
Prata (6):
Rebeca Andrade (Individual Geral), Kelvin Hoefler (Skate street), Rayssa Leal (Skate Street), Pedro Barros (Skate park), Beatriz Ferreira (Boxe – Peso leve) e Vôlei feminino.
Bronze (8):
Mayra Aguiar (Judô – até 78kg), Daniel Cargnin (Judô – até 66kg), Fernando Scheffer (Natação – 200m livre), Bruno Fratus (Natação – 100m livre), Laura Pigossi e Luísa Stefani (Tênis – duplas feminino), Abner Teixeira (Boxe- peso pesado), Alisson dos Santos (Atletismo – 400m com barreira) e Thiago Braz (Atletismo – salto com vara).