Em agosto de 2020, a taxa básica de juros estava no menor patamar da história: 2% ao ano. Começou a aumentar novamente em março deste ano, quando avançou para 2,75%. No início de maio, foi elevada para 3,5%. Em junho, subiu para 4,25% e em agosto chegou a 5,25%. Quarta-feira, saltou para 6,25%.

          Consequências

1) Resultará em taxas bancárias mais elevadas, tendo impacto maior na linha de crédito para aquisição da casa própria.

2) Vai influenciar negativamente no consumo da população e nos investimentos,  impactando no Produto Interno Bruto, na geração de empregos e na renda.

3) Haverá também despesas adicionais nos pagamentos dos juros para sustentar a imensa dívida dos governos.

        Conta pesada

O placar eletrônico jurometro.com.br registrava, às 7h de hoje, 276 bilhões e 530 milhões de reais pagos para rolar a dívida do governo federal desde o dia 1º de janeiro deste ano. Para comparar, o orçamento do Ministério da Saúde para 2021 é de 180 bilhões de reais.

        Conseguirá estancar?

       Os aumentos sucessivos na taxa de juros são considerados por muitos economistas como instrumentos para conter a inflação, porque reduzem o consumo. É o que vamos conferir.

 Até dezembro, haverá mais duas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que avalia e fixa os índices.

       Evitará sacrifícios

O Senado aprovou a mudança do dia da posse do presidente da República para 5 de janeiro. A dos governadores será um dia depois, a partir das eleições de 2026. Quando ocorrem na manhã de 1º de janeiro, deixa evidente quem participou das festas de réveillon.

        Para ficar na cabeceira

Assessores de campanhas eleitorais começam a recomendar a candidatos de primeira viagem o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, lançado por Dale Carnegie em 1936. A primeira edição foi de 5 mil exemplares. Desde então, as vendas superaram 50 milhões.

        Passo a passo

Um dos ensinamentos de Carnegie: “Transformar um ‘não’ em um ‘sim’ é muito difícil. Então, sempre comece uma conversa em pontos com os quais você e o outro concordam. Faça as perguntas certas, que naturalmente levam a pessoa a dizer ‘sim’. Com o encaminhar da conversa, você verá que ficará mais fácil conquistar o outro.”

       Prática demonstra

Austeridade é a senha para os governos que pretendem, em qualquer parte do mundo, manterem-se na zona de baixo risco. Gastança sem limites torna-se o caminho mais curto que levará ao abismo.

       À margem

Ultrapassa 11 milhões o número de jovens que não estudam nem trabalham, segundo amostra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na órbita dos que decidem, mais importante é a briga entre os poderes.

        Beabá

Nenhum professor dos cursos de Gestão Pública deveria deixar de citar: “O subdesenvolvimento alia-se ao atraso político, de tradição populista e autoritária para tecer uma rede de laços de dependência no favor, no clientelismo, na proteção cartorial, no tráfico de influência e na corrupção.”

        À venda

Os Correios vão realizar, na próxima segunda-feira, megaleilão de objetos classificados como refugos, aqueles que não foram entregues ao destinatário ou devolvidos ao remetente, após todas as tentativas de entrega e terminado o prazo de direito à reclamação. Serão 61 mil itens, entre peças de vestuário, microinformática, equipamentos eletrônicos, acessórios para veículos, bijuterias e livros, entre outros. Os valores iniciais dos lotes variam entre R$ 1.303,00 até R$ 85.050,00.

         Há 50 anos

       A 24 de setembro de 1971, no maior escândalo da história da espionagem internacional, o governo inglês expulsou do país 105 diplomatas e funcionários soviéticos, acusados de atentar contra a segurança nacional. A chancelaria britânica revelou que a descoberta da enorme rede de espionagem foi possível graças às informações prestadas por um integrante da KGB (polícia secreta russa) que pediu asilo político na Inglaterra.

Compartilhe essa notícia: