Polícia Civil deflagra operação Urbe Virido contra o tráfico de drogas organizado na manhã desta sexta-feira (15) em Eldorado do Sul. Segundo a Polícia Civil, o grupo de criminosos mantinha um esquema organizado com informantes, vendedores, contabilistas, gerentes e líderes. Os narcotraficantes tinham contatos observando a movimentação de autoridades e forças de segurança no Fórum municipal, delegacia de polícia e outros.
Um frentista do posto de gasolina onde viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal eram abastecidas foi identificado como um dos informates do esquema. Ele se comunicava com os demais envolvidos no tráfico através de aplicativos e indicava quando os veículos das autoridades passavam pelo local.
ATUALIZAÇÃO
Por volta do meio-dia a Polícia Civil atualizou informações da Operação. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão por 80 policiais civis e 12 pessoas foram pesas. De acordo com a investigação 16 criminosos se dividiam em funções como: gerente territorial, recolhedores de ativos, vendedores, olheiro e, por fim, o patrão. A organização obedecia uma hierarquia rígida semelhante à militar, como apurado. Eles tinham horário de entrada e saída, além de escalas.
Além da observação em posto de combustíveis, os criminosos vigiavam a movimentação da polícia em prédios públicos, como o fórum, o prédio da Brigada Militar, a delegacia de Polícia Civil, o Ministério Público e a sede da Prefeitura. A organização tinha uma rede de informação e associados que auxiliavam na movimentação da cidade com o objetivo de proteger a atividade criminosa.
O Delegado de Polícia, Guilherme Dill, enfatiza: “nenhum tipo de ação ou afronta, como observação diária e constante, às atividades públicas será tolerada. Se for necessário, mais investigações serão iniciadas e mais ações ostensivas serão organizadas para repreender os atos criminosos.”
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional
Foto: Polícia Civil/RS