Leonardo Gaciba não é mais presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira pela Confederação, o texto justifica que a partir de hoje (12), a instituição “deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, e isso começa pela substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem”.
Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente em exercício da CBF, conversou com Leonardo Gaciba, até então presidente da comissão, e conforme o texto, a decisão pela saída do ex-árbitro gaúcho foi mútua, assim como o “entendimento pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos”.
A mudança acontece em meio a muita polêmica e discussões depois do erro cometido pelo árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo em Flamengo x Bahia, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, ao marcar um pênalti inexistente para o time carioca. No lance, Diego Ribas tenta uma bicicleta dentro da área, e a bola toca no peito do zagueiro Conti, do Tricolor baiano. Vinicius Gonçalves Dias de Araújo consultou o VAR, e mesmo assim manteve a decisão depois de ver as imagens no monitor.
Segundo o comunicado, até a conclusão das competições da temporada de 2021, assume interinamente o cargo, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior.
Gaciba estava no cargo desde 2019, quando foi contratado por Rogério Caboclo com o objetivo de modernizar a arbitragem. A Confederação Brasileira de Futebol investiu alto em tecnologia nos últimos anos, como a implementação do VAR, desde 2018 no país.