As entregas do Cartão Cidadão do Devolve ICMS em Porto Alegre serão prorrogadas por mais uma semana. Durante a força-tarefa montada no Gigantinho pelo Banrisul e pela Secretaria da Fazenda desde a terça-feira (16/11), houve grande concentração de atendimentos nas primeiras horas da manhã, gerando filas. Também há um conjunto de beneficiários que não puderam comparecer no dia programado para a letra inicial do seu nome, que terão uma nova oportunidade de retirar o cartão no Gigantinho na próxima semana.
Assim, a força-tarefa que terminaria na sexta-feira (26/11), será estendida, em Porto Alegre, até 3 de dezembro. As entregas seguem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15, no Gigantinho, porém como novo cronograma de letras.
As letras iniciais no período da prorrogação são de A a D (29/12); de E até J (30/12); de K até N (1/12); de O até R (2/12); e de S até Z (3/12).
O aumento do prazo do mutirão na capital foi viabilizado pelo Sport Club Internacional que cedeu novamente suas instalações para o acesso do público ao Gigantinho, como parceiro da iniciativa que vai devolver parte do ICMS para famílias do CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do ensino médio. Ambas as iniciativas garantirão créditos em dinheiro no cartão no mês de dezembro, que podem ser utilizados em estabelecimentos da Rede Vero.
Além do Inter e Banrisul, Banricard e Procergs também são parceiros da iniciativa. A prorrogação se faz necessária em razão do grande número de usuários em Porto Alegre. Na capital gaúcha, cerca de 53 mil famílias serão beneficiadas. No Estado são 432 mil famílias, sendo que 80 mil cartões já foram entregues no interior e em Porto Alegre.
Para conferir quem tem direito à retirada do cartão basta estar cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família ou estar matriculado ou ter dependentes no Ensino Médio. Além disso, foi liberada pela Receita Estadual e Procergs uma consulta a partir do número do CPF. A pesquisa está disponível em www.devolveicms.rs.gov.br (https://www.devolveicms.rs.gov.br/participacao) e basta o cidadão digitar seu CPF e data de nascimento.
Situação no interior
Em relação às entregas em cidades do interior, não há registro de longas filas para a retirada, e o Banrisul está avaliando individualmente cada situação, tendo em vista que há diferentes índices de procura em cada região, assim como em algumas cidades o número de beneficiados é menor.
Fonte: Secom/RS
Foto: Secom RS/Reprodução