Capitaneado pelo Tribunal de Contas da União, funciona em Brasília o Comitê Executivo Nacional de Apoio à Solução das Obras Paralisadas. Reúne-se, periodicamente, para discutir o que fazer. Deveria também publicar a lista completa, incluindo os responsáveis pelos governos que abandonaram as construções, os motivos e, sobretudo, a avaliação dos prejuízos provocados. O resultado será de assustar no país em que falta dinheiro para a saúde, a educação e a segurança pública.

 

Basta

       Elogiável a Operação Pactum, desencadeada ontem na região metropolitana de Porto Alegre, para comprovar a manipulação de preços dos combustíveis por cartel de postos. Une a Receita Estadual, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, o Grupo de Combate ao Crime Organizado, em conjunto com a Promotoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária, do Ministério Público Estadual, com apoio da Brigada Militar.

As ações vão se estender para várias regiões do Estado.

 

Falta pouco

       Com o ingresso do presidente Jair Bolsonaro no Partido Liberal, ontem, fica quase definido o tabuleiro eleitoral. Começa agora a corrida pelas alianças.

 

Primeira decisão

       A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa aprovou o relatório da subcomissão processante que recomenda a cassação do mandato do deputado Ruy Irigaray por desvio de função de servidores de seu gabinete. Não foram encontradas provas para as acusações de que se apropriou de parte dos salários de auxiliares e promoveu ataques a desafetos por meio de perfis falsos nas redes sociais.

Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte…

 

Confiou

       O Ministério da Cidadania está enviando o terceiro lote de mensagens de celular a 625 pessoas, orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial.

A pressa para conceder o benefício, no começo da pandemia, impediu a conferência de dados. Agora, precisa correr atrás dos que se apropriaram de dinheiro público. O passo seguinte será o pedido de ações policiais.

 

Um, dois

1)   A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados cancelou reunião que faria ontem sobre o tema “A estagnação da produtividade da economia brasileira”. Alguns devem ter perguntado: “Estagnação? Onde?”

2)   A  Câmara dos Deputados está lançando a campanha “Assim como a Vida, a Câmara não”.  Para entender melhor: não para de adiar os debates sobre a reforma tributária, os preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, além da volta do dragão da inflação.

 

Fica explicado

       O medo tem agora como ponto de partida a África do Sul, país com uma das piores coberturas vacinais do mundo. Atingiu apenas 28 por cento da população.

       Na Áustria, foco da disseminação do vírus na Europa, sucedem-se passeatas dos que resistem à aplicação das doses.

 

Reconhecimento

       A Prefeitura do Rio de Janeiro recém inaugurou o Teatro Ruth de Souza, primeiro a receber o nome de uma atriz negra. Foi a primeira protagonista negra de uma telenovela, A Cabana do Pai Thomás; a primeira a encenar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a primeira a ser indicada a um prêmio internacional, o Festival de Veneza.

Ruth viveu de 1921 a 2019, encantando com seu talento extraordinário.

 

Há 20 anos

       A 1º de dezembro de 2001, a Argentina embarcou em nova aventura, quando o ministro da Economia, Domingo Cavallo, determinou o limite de 250 dólares semanais para saques bancários. A medida visava conter a recessão que se mantinha há 40 meses e a onda de retiradas que levaria o país ao colapso.

 

No fundo do poço

       A Argentina nunca mais superou as dificuldades. Manchete do jornal Clarin, de Buenos Aires, ontem: “O risco do país não para de subir e o Banco Central começou a negociar para conter o dólar.”

       A esperança do governo é obter mais uma ajuda generosa do Fundo Monetário Internacional. Enquanto isso, as correntes internas do peronismo, que se mantêm vivas, seguem brigando pelo poder.

 

Este conhecia

       Do empresário e articulista Antônio Ermírio de Moraes em dezembro de 1991: “O populismo é um grande inimigo do povo, mas só o tempo o fará compreender essa realidade.”

Compartilhe essa notícia: