Ainda há esperança. Em uma noite de grande atuação e golaços, o Grêmio goleou o São Paulo por 3 a 0 e segue vivo na briga contra o rebaixamento para a Série B. Thiago Santos, Diogo Barbosa e Jhonata Robert marcaram os gols do tricolor gaúcho. Com a vitória, o tricolor chegou a 39 pontos, três a menos que o Athletico, primeiro fora do Z-4.

O Grêmio já começou a partida pressionando. Com intensidade e presença no campo ofensivo, as chances começaram a aparecer. Aos 12 minutos, na marcação alta, Thiago Santos roubou a bola de Rodrigo Nestor na frente da área e Campaz rolou para o volante que, sem goleiro, finalizou em cima de Miranda, que salvou em cima da linha. Dois minutos depois, Rafinha foi à linha de fundo e cruzou na segunda trave. Campaz ganhou de Arboleda na bola aérea, mas cabeceou por cima. Aos 21 minutos, Thiago Santos se redimiu do gol perdido. Em cruzamento de Diogo Barbosa vindo da esquerda, o volante apareceu como elemento surpresa na segunda trave e cabeceou para abrir o placar.

Após o gol, o Grêmio diminuiu um pouco ritmo, mas mantendo o controle do jogo diante de um São Paulo inofensivo, que só finalizou pela primeira vez já nos acréscimos. Gabriel Grando errou lançamento, Benítez avançou e chutou para fora de perna esquerda.

Mesmo com as trocas de Rogério Ceni, que colocou Igor Vinícius e Marquinhos e mudou o esquema tático, o tricolor gaúcho seguiu superior na volta do intervalo. Ferreira, aos 6 minutos, fez fila na defesa do São Paulo e finalizou muito perto do gol de Tiago Volpi. Aos 18, Thiago Santos deu um chapéu no marcador e arriscou de longe, sobre o gol. Se aproveitando do contra-ataque, Campaz deu um belo passe para Ferreira, que cortou Arboleda e finalizou na trave. Um minuto depois, o primeiro golaço da noite. O contestado Diogo Barbosa cortou o marcador na intermediária e com a perna direita, que não é a boa, acertou um chute colocado no ângulo de Volpi.

Dois minutos depois, quase veio o terceiro. Campaz passou pela marcação na esquerda e cruzou na segunda trave. Borja, que havia entrado no lugar de Diego Souza, se atirou na bola e acertou a trave. Mesmo com as trocas, o Grêmio seguiu controlando o jogo. E um dos que entraram, Jhonata Robert, marcou o gol que fez valer o ingresso dos pouco menos de 10 mil torcedores que foram à Arena. Quase do meio de campo, o meia-atacante encobriu Volpi, que estava adiantado, para sacramentar a goleada.

O Grêmio volta a campo no domingo, às 16h, contra o Corinthians, em São Paulo. Depois, fecha a campanha contra o já campeão Atlético-MG, quinta-feira, às 21h30min, na Arena. O tricolor segue precisando vencer suas partidas e torcer contra adversários diretos para escapar do rebaixamento.

Grêmio (3): Gabriel Grando; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Sarará) e Lucas Silva; Douglas Costa (Jhonata Robert), Campaz (Villasanti) e Ferreira (Darlan); Diego Souza (Borja).

São Paulo (0): Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Gabriel Sara, Rodrigo Nestor (Liziero), Igor Gomes (Gabriel), Benítez (Igor Vinícius) e Wellington (Marquinhos); Rigoni (Juan) e Calleri.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Compartilhe essa notícia: