Com uma estimativa de aumento de 61,44% na produção de trigo no Estado para a Safra de Inverno 2021, em relação ao ano anterior, o Rio Grande do Sul colherá a maior Safra de Inverno desde 2015, com uma produção total de 4,4 milhões de toneladas de grãos, sendo 3,4 milhões t de trigo, 819 mil t de aveia branca, 128 mil t de cevada e 58 mil t de canola. O aumento na produção total é de 55,2% em relação ao ano anterior (2,8 milhões t).
RECORDES
De acordo com o levantamento feito pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar e apresentado pelo diretor técnico Alencar Rugeri, o trigo também se destaca pelo aumento de 23,45% na área total cultivada (1,17 milhões ha) e de 30,72% na produtividade (2,8 ton/ha).
“Esse aumento se deve ao inverno seco e mais frio do que a média. Se agosto tivesse sido menos chuvoso, o ano poderia ser considerado ideal para a cultura do trigo”, explica Rugeri, que defende para a agropecuária do Estado o tripé Planejamento, Gestão e Profissionalismo por parte dos agricultores. “Assim poderemos consolidar e estabelecer sistemas de produção que nos deem mais tranquilidade”, disse o diretor técnico.
Para o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, “os números positivos de produção, área e produtividade traduzem o trabalho dos agricultores, mas também a atuação e o comprometimento dos extensionistas da Emater e todo o apoio prestado pela Seapdr”
Fonte: Emater RS
Foto: Anpr/Reprodução