Joaquim Silva e Luna está fora da Petrobras porque pegou o caminho errado e caiu no canto da sereia. Em discursos, Jair Bolsonaro vinha mostrando irritação com o presidente da estatal por não ter aguardado a sanção do pacote de combustíveis, aprovado no Congresso, antes de anunciar o aumento de até 18% da gasolina. A corporação convenceu Luna de que a Petrobras é autônoma e ninguém se intromete na política interna.
A queda lembra o ditado “manda quem pode, obedece quem precisa”.
Talvez no futuro
A direção da Petrobras não precisará dar explicações sobre preços ao presidente da República se um dia vier a ser privatizada. Na circunstância atual, deve respeitar a hierarquia.
Está na hora
O índice da Bolsa de Valores de São Paulo sobe e o dólar recua frente ao real. Só o preço dos combustíveis não cai, mesmo com a redução do valor do barril de petróleo no mercado internacional.
Preço da acomodação
Lideranças tradicionais, que há anos comandam as grandes decisões, não perceberam que a Juventude do MDB vinha correndo para atropelar e tomar conta do diretório estadual. A escolha do deputado Gabriel Souza como candidato ao governo do Estado fez com que despertassem. Era tarde.
Roteiro conhecido
Governantes com experiência costumam alertar sobre a presença de assessores informais em secretarias estaduais e ministérios. Muitos se aproximam de comitês eleitorais e ficam à disposição para abrir a porta do automóvel, chamar o elevador, carregar pastas e outros serviços menos pesados. De repente, participam de reuniões com direito a voto. Em caso de vitória, ganham um cargo em comissão sem função definida. É a esperada abertura para o mundo sonhado. Achando que têm todos os poderes, passam a praticar o famoso lobby. De repente, são flagrados e provocam a queda do chefe bondoso.
Acertou o foco
O Editorial do Diário do Comércio, de Belo Horizonte, trouxe ontem uma fotografia que não precisa de retoques. O trecho inicial:
“Alguém já disse que no Brasil, na esfera pública, gasta-se muito e gasta-se mal. Um problema de má gestão associado a interesses que se movem nas sombras, em que pessoas que se dizem comprometidas com o serviço público, na realidade dele se servem. Neste balaio cabe de tudo. Sobre preço que alimenta desvios, falta de critérios, planejamento e controle são alguns dos problemas a apontar e que vêm de longe, dizem respeito ao sistema e não a este ou aquele governo.”
Sem efeito
Projeto que tramita na Câmara dos Deputados determina que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos prevejam penalidade para pessoas físicas e jurídicas que descartem lixo em vias ou espaços públicos.
Se multas resolvessem, tudo estaria resolvido, diminuindo a carga de poluição. O problema vai muito além. Envolve a educação da nova geração, o que não tem acontecido.
Espiral perigosa
O mercado financeiro aumentou pela 11ª vez consecutiva a previsão de inflação para 2022. Projeção do Boletim Focus, divulgada esta semana pelo Banco Central, aponta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 6,86%. Há uma semana, a expectativa do mercado era de que a inflação ficaria em 6,59%. Há quatro semanas, não passava de 5,6%. Consequência danosa da pandemia seguida de uma guerra estúpida contra a Ucrânia.
Método cruel
O Comissário Europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, acusa a Rússia de tentar subjugar a Ucrânia, causando deliberadamente uma fome. “É o método de expansão”, referindo-se à falta de comida que matou milhões de ucranianos durante o período soviético do ditador Joseph Stalin.
Insânia
A uma conclusão se pode chegar: com a invasão da Ucrânia, Vladimir Putin reagrupou seus oponentes, ressuscitando a Aliança Atlântica e isolando Moscou.


