A Juventude do MDB agiu a longo prazo nos bastidores para tomar conta do diretório estadual e conseguiu. Com a maioria dos votos, restringiu o colegiado para escolha do deputado Gabriel Souza como candidato ao Palácio Piratini. O erro foi não buscar entendimento com a ala histórica do partido que, repentinamente, viu-se alijada. Uma visita às lideranças que construíram o MDB seria a melhor opção, encaminhando o entendimento. A inexperiência determinou a ruptura das pontes.

Será um tiroteio

Grandes partidos estão em busca de assessores com imaginação fértil, capazes de montar histórias que comprometam os adversários durante a campanha eleitoral. Depois, entregarão os produtos a operadores de redes sociais que se encarregarão do resto.

Arte de esbanjar

A construção de Brasília, que hoje completa 62 anos, custou 85 bilhões de dólares em valores atuais. Cofres públicos foram saqueados para a obra que nem os países ricos ousariam fazer. Até hoje pagamos a conta.

Está em tempo

O acervo do Museu da Câmara dos Deputados tem 1.884 obras de arte. Deveria incluir e expor, em quadros de luxo, os documentos, conhecidos como papagaios, de empréstimos suplementares feitos para erguer a Ilha da Fantasia.

Fuga do atendimento gratuito

O número de beneficiários dos planos médico-hospitalares, em fevereiro deste ano, ultrapassou 49 milhões em todo o país. Comparando com o mesmo mês de 2021, houve aumento de 1 milhão e 500 mil. O dado consta na Nota de Acompanhamento de Beneficiários, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Comprova a saturação do Sistema Único de Saúde.

O que assusta

Metade da população mundial ainda não está vacinada. Representa um perigo, já que se trata de um vírus ainda pouco previsível quanto às mutações.

Ressurgimento

Há semanas, Xangai, a cidade mais populosa da Chinaestá sob ordens estritas de bloqueio em um esforço do governo para controlar um surto de coronavírus. Seus 25 milhões de moradores estão presos em casa, lutando para se alimentar ou obter ajuda médica para familiares doentes. Outros foram encurralados em centros de quarentena improvisados e hospitais temporários, sem saber quando poderão sair.

Espinafrada necessária

A Gazeta do Povo, de Curitiba, publicou na terça-feira um texto de Henry I. Miller e Jeff Stier, do  City Journal, site de políticas públicas. Um trecho:

“A pandemia de Covid deveria soar como um alerta para o fato de que há algo muito errado – irreparável, até – na Organização Mundial da Saúde. Essa revelação não deveria surpreender. Afinal, a OMS é parte da Organização das Nações Unidas, firme e forte na incompetência e na politização.

Desde o começo, autoridades governamentais, especialistas da saúde e analistas manifestaram preocupações quanto à inepta reação da OMS ao coronavírus, acusando a organização de dar uma confiança imerecida ao governo chinês, que de início tentou esconder o surto em Wuhan.”

Sacodem a poeira

A Associação de Hotéis do Rio de Janeiro informou que 78% dos leitos estão ocupados desde ontem. Turistas não resistiriam a mais um ano sem Carnaval.

Há 20 anos

A 21 de abril de 2002, o candidato da extrema direita e do Partido da Frente Nacional à presidência da França, Jean Marie Le Pen, passou para o 2º turno ao obter 17,2% dos votos. O presidente Jacques Chirac, candidato à reeleição, somou 19,5%. O grande derrotado foi o candidato do Partido Socialista, o primeiro-ministro Lionel Jospin, com 15,9%. Le Pen, conhecido por suas posições xenófobas, ficou em 1º lugar em várias regiões do país e Jospin em 4º.

No próximo domingo, Marine Le Pen, filha de Jean Marie, estará disputando o 2º turno com Emmanuel Macron.

Acredita quem quer

Marine Le Pen promete aumentar os salários em 10% e reduzir a tributação sobre energia de 20% para 5%. Macron responde: “É impossível.”

Compartilhe essa notícia: