Com alta de 7,37% em abril na comparação com o mesmo mês de 2021, o consumo das famílias do país está em situação crescente. De acordo com o levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), nos primeiros quatro meses de 2022, o consumo teve alta de 2,5% em relação ao período do ano passado.
Segundo Marcio Milan, vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, os resultados divulgados apontam para um crescimento consistente do consumo na primeira parte do ano. “Mostra estabilidade no consumo nos meses de fevereiro, março e abril”, afirmou. Em comparação com março, a expansão do consumo em abril ficou 4,2%.
A Abras prevê que, em 2022, o consumo das famílias tenha crescimento de 2,8%.
Alta nos preços
No período de janeiro a abril, a cesta composta pelos 35 produtos mais consumidos do supermercado registrou alta de 8,31% em relação ao mesmo período de 2021. No período de 12 meses, os preços apresentaram alta de 17,87%.
De acordo com Milan, os preços dos produtos sofrem com pressões inflacionárias, como o aumento dos custos com energia com a Guerra na Ucrânia. O vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras vê como necessária a redução, ainda que temporária, dos impostos para conter a alta inflacionária. “Pelo menos um período de corte desses impostos. Um esforço do governo federal, estadual, municipal no sentido de criar alternativas para a gente ter uma cesta básica desonerada”, defendeu.