“A gasolina e o gás de cozinha, produtos cujos preços são administrados pela Petrobras, foram os principais responsáveis pela alta da inflação medida pelo IPCA em maio.”

A notícia foi veiculada por jornais, rádios e TVs a 10 de junho de 2002. Passados 20 anos, o cenário não mudou.

 

Bancos estão gostando

A taxa básica anual de juros foi de 2% a 12,75% para supostamente derrubar a inflação, mas ao longo do mesmo período, o IPCA subiu de 6,1% para os atuais 12% ao ano. Ou seja, tanto esforço de contenção de demanda e de estímulo à recessão para nada.

A expectativa é que, na próxima semana, suba para 13,75%.

 

Apelo que não custa

O presidente Jair Bolsonaro pediu ontem que empresários do ramo de alimentos diminuam a margem de lucro na produção e na venda de produtos da cesta básica. Foi o discurso diário do ministro da Fazenda, Pedro Malan. Funcionou nas  duas gestões de Fernando Henrique Cardoso.

 

Passo a passo

O apoio do PSDB à candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República avança. Para bater o martelo falta o PMDB anunciar que vai desistir da cabeça de chapa aos governos do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

 

Sem candidato

O MDB de Santa Catarina está muito próximo de fechar acordo para apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés, do Republicanos.

 

É urgente

Em 13 dos 27 Estados, o número de famílias que recebem o Auxílio Brasil é superior ao total de carteiras de trabalho assinadas. Todos os estados nessa situação ficam nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com dados de março de 2022 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, e do Auxílio Brasil, do Ministério da Cidadania.

Prova de que a prioridade no País, acima de questiúnculas políticas e eleitorais, deve ser a abertura de vagas no mercado.

 

Excluídos

A divisão ficou clara entre os que apoiam ou rejeitam a Democracia. A Cúpula das Américas, que se encerra hoje em Los Angeles, teve o boicote de 19 dos 35 países que integram a Organização das Nações Unidas. O motivo foi a exclusão de Cuba, Venezuela e Nicarágua.

 

Livres e soltos

O deputado estadual Rodrigo Maroni protocolou, quarta-feira, projeto de lei para impedir o uso de correntes que prendem animais em espaços fechados. Alega que se trata de uma prática ainda disseminada e que provoca incontáveis sofrimentos aos animais, privando-os da liberdade de locomoção e levando-os a um comportamento agressivo.

 

Maus tratos

A Comarca de Pedro Leopoldo, a 41 quilômetros de Belo Horizonte, decidiu, através do juiz de Direito Leonardo Guimarães Moreira, deferir a tutela provisória de urgência para a não utilização de equinos e bovinos na programação de rodeio prevista para hoje e amanhã, na 17ª edição do Rodeio Show da cidade.

Projeto do deputado Maroni, com o mesmo conteúdo, está sendo analisado no Palácio Farroupilha.

 

Voo com regras

O projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados, que prevê a possibilidade de alunos estudarem em casa, sem necessidade de frequência às escolas, tem exigências: o mínimo de formação acadêmica do pai ou da mãe, a apresentação de certidão criminal dos pais, cumprimento do currículo da Base Nacional de Comum Curricular, envio de relatórios trimestrais das atividades efetuadas, realização de avaliações anuais, dentre outros.

Agora, está na fase de análise no Senado. Se houver modificações, voltará à Câmara.

 

Encontrou o equilíbrio

Victor Godoy Veiga, quinto ministro da Educação do atual governo, tirou o setor da vitrine das confusões.

 

Função de filtro

O PSDB criou, esta semana, o Comitê de Avaliação de Candidaturas Regionais para as eleições de outubro. Nelson Marchezan Júnior é um dos cinco integrantes.

 

Sintonia

O navio hidro oceanográfico Vital de Oliveira, com cinco laboratórios a bordo, é um exemplo de entendimento entre a Força Naval e a pesquisa universitária.

Compartilhe essa notícia: