A Revolução armada surgida a 9 de julho de 1932 em São Paulo, exigindo de Getúlio Vargas a Constituinte prometida dois anos antes, teve episódios inusitados. Um deles foi a publicação de anúncio, na primeira página do jornal O Estado de São Paulo, a 3 de agosto de 1932

Pela causa

Título do anúncio: “Binóculos para campanha”. O texto: “A zona em que se desenvolvem as operações no norte do Estado é, como se sabe, montanhosa. Por isso, a luta ali é, essencialmente, de posições e nesse caso o binóculo para uso de oficiais e observadores torna-se muito importante. Como há falta desses instrumentos, pede-se a quem os possua e queira ceder em favor da causa constitucionalista, o obséquio de os entregar à redação do Estado, que os fará chegar onde são necessários.”

 Calculando

Trecho final do anúncio: “Estamos certos de que, com as ofertas que já recebemos e ainda haveremos de receber, em breve estão as nossas forças devidamente aparelhadas no tocante a esse indispensável elemento de ação. Fazem-se necessários cerca de 600 binóculos, dos quais já recebemos, até ontem, 153.”

Compartilhe essa notícia: