Os vencedores na convenção estadual do MDB esperam, a partir de hoje, o aceno dos inconformados com o resultado para tentar uma reunião ampla de entendimento. Se persistirem na divisão, a viagem não terá volta.
Ilusões
Faltam 18 dias para o começo da propaganda obrigatória de candidatos em rádio e TV. Triste é quando a esperança vira peça de marketing.
Deveriam substituir as famosas promessas pela prestação de contas sobre o que disseram nas campanhas anteriores.
Grau de confiança
No dia a dia, há dependentes de celulares, de cigarros, de joguinhos eletrônicos e muitas outras formas. A cada dois anos, surgem dependentes de pesquisas eleitorais em número cada vez maior. Querem antecipar o futuro com base em institutos sobre os quais sabe-se muito pouco. Os percentuais são aceitos de forma tão absoluta que, para eles, a ida às urnas poderia se tornar dispensável.
Efeito limitado
Em 2000, passou a vigorar a Lei de Responsabilidade Fiscal. O propósito era restituir a confiança nos administradores públicos. Fatos desoladores se acumulavam: obras eram iniciadas poucos meses antes do final de mandatos, deixando todo o trabalho e as dívidas para o sucessor. Se quisesse, daria andamento. Caso contrário, entrava na longa lista de construções inacabadas e do dinheiro desperdiçado. Verdadeiras aberrações. A Lei abrandou o ímpeto.
O que falta
Nos anos iniciais da Lei de Responsabilidade Fiscal, ocorreram palestras, encontros, simpósios e fóruns para orientar os administradores. Não foi o suficiente, porque faltou, como ocorre até hoje, transparência. Os erros ficam acobertados. As obras inacabadas, prometidas para a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, tornaram-se exemplos entre milhares de outros em todo o País.
Fiscalizar a aplicação das leis é uma das tarefas dos Legislativos. Suas Excelências deixam a impressão de que têm mais o que fazer.
Para convencer
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove, às 10h de hoje, audiência pública sobre o engajamento do jovem eleitor no processo democrático. Poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que o País tem cerca de 10 milhões de adolescentes entre 16 e 17 anos. De janeiro a março deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores nessa faixa etária. Mais do que o emitido em 2018 (877.082) e em 2014 (854.838).
Para convencê-los, o primeiro passo deve ser dado pela Câmara, reduzindo sua despesa anual que não fica por menos de R$ 7 bilhões.
Deixem o sol entrar
Conselho de Contribuintes é a denominação dada aos órgãos de deliberação coletiva do Poder Executivo, com participação paritária de servidores públicos e representantes das classes produtoras. Têm a competência de apreciar e julgar os recursos administrativos interpostos pelos contribuintes que versem matéria relativa a exigências tributárias. Existem órgãos dessa espécie na esfera federal, no Distrito Federal e na maioria dos Estados brasileiros. É outra atividade desprovida da transparência. Quando vão corrigir?
Radiografia trágica
A redução do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos pelo segundo trimestre seguido e dos indicadores econômicos na Europa evidenciam o cenário de desaceleração da economia, aumentando os temores de uma nova recessão. A disparada da inflação tem batido recorde de mais de quatro décadas no mundo. Diante dos dados, o czar Vladimir Putin, causador da grave crise, não recua da intenção de amassar a Ucrânia.
Avaliado página por página
Lançado em 2014, o livro “Maonomics – Por que os comunistas chineses se saem melhores capitalistas do que nós”, de Loretta Napoleoni, fez grande sucesso. Agora, volta a ser consultado por grandes empresários e recomendado por professores em Faculdades de Economia.