A partir da próxima sexta-feira, começará o festival de promessas. Em rádios e TVs, duas vezes por dia, a gravação anunciará: “Interrompemos nossa programação para apresentação da propaganda obrigatória”.
Com o Fundo Eleitoral este ano chegando a R$ 4 bilhões e 900 milhões, distribuídos entre os partidos, muitos espaços terão cores das produções de Hollywood.
Intenção de constranger
O PDT é um dos partidos que tenta convencer alguma emissora de TV a realizar pelo menos um debate entre os candidatos a vice-presidente, acreditando que trará grande audiência. Os trabalhistas recortaram notícia publicada pelos jornais na segunda semana de abril de 2006 e querem mostrar: “Pressionado pela queda nas pesquisas, o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, reformulou o ataque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cobrou explicações públicas sobre o seu envolvimento nas denúncias de corrupção.”
Torneira aberta
Uma pergunta indispensável para os candidatos ao Palácio do Planalto: a dívida pública brasileira deve crescer mais do que o Produto Interno, como ocorre há muitas décadas?
Acham que calar é ouro
Assessorias de todos os partidos buscam decifrar as pesquisas e manterão as conclusões em circuito fechado. Temem que as críticas públicas a institutos resultarão em vinganças nos próximos resultados.
Precaução
As mesas diretoras do Senado, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas precisam tomar uma medida com urgência: vedar que os não reeleitos limpem as verbas disponíveis do gabinete nos últimos dois meses do mandato. Será o mesmo que jogar dinheiro no ralo.
Um caminho para riqueza
Trecho de artigo de André Franco Montoro Filho, doutor em Economia pela Universidade de Yale: “Um dos mecanismos mais perversos de criação de desequilíbrio concorrencial no Brasil é a elevada impunidade dos sonegadores. São comuns histórias de empresas e de empresários que não pagam impostos e outras obrigações legais. São denunciados, autuados e processados, mas continuam produzindo e auferindo uma enorme vantagem financeira em relação às empresas que cumprem suas obrigações.”
Fuga & prejuízo
O placar eletrônico, cujo endereço é quantocustaobrasil.com.br, registrava, às 6h15min de hoje, R$ 400 bilhões e 565 milhões. Valor que saiu do bolso dos que pagam impostos e não chegou aos cofres públicos. A contagem começou a 1º de janeiro deste ano.
Se o valor não é suficiente para convencer os congressistas a votarem a reforma tributária, que simplifique o sistema e reduza a sonegação, o que mais querem?
Combustível a mais
As chamas do Leste Europeu vão subir com a morte no atentado em Moscou da jornalista e cientista política Darya Dugina, ocorrido sábado. Seu pai, Alexandre Dugin, é um dos ideólogos russos mais próximos de Vladimir Putin e apoiador da ofensiva russa contra a Ucrânia.
Fim da neutralidade
Texto, publicado no site do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, registra o que ocorreu há 80 anos.
“A 22 de agosto de 1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população. Os ataques do Eixo a embarcações brasileiras tiveram início no ano anterior, mas em agosto de 1942, mais de 600 brasileiros morreram nos cinco navios torpedeados pelo submarino alemão U-507. Antes disso, a Alemanha havia sido um importante parceiro comercial para o Brasil, e muitos militares e membros do governo, incluindo o próprio Getúlio Vargas, eram simpáticos à Alemanha nazista e à ideologia fascista. Apesar da declaração de guerra, apenas em julho de 1944 os 25 mil soldados brasileiros foram enviados para os campos de batalha na Itália, onde a Força Expedicionária Brasileira serviria.”