De acordo com o Tribunal Superior Federal (TSE), as eleições deste ano deverão ter mais de 830 mil mesários voluntários. Um número 93% maior que o das eleições de 2018. Na ocasião, o número de voluntários foi de aproximadamente 430 mil.

A eleição geral no dia 2 de outubro deve ter 1,7 milhão de mesários no total, sendo que 48% deles são voluntários. Os outros foram convocados pela Justiça Federal.

As duas categorias de mesário têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário. 

O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham isso sinalizado no edital.

Qualquer eleitor com 18 anos ou mais, em situação regular pode ser mesário. Estão impedidos de exercer a função os candidatos e seus parentes até segundo grau, além de integrantes de diretórios de partidos ou federações partidárias, que exerçam funções executivas. Agentes policiais, funcionários com cargos de confiança do Executivo e servidores do serviço eleitoral, também não podem ser mesários.

 

FOTO: TÂNIA REGO/AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe essa notícia: