Em uma noite histórica, a RDC TV foi a primeira emissora gaúcha a promover um debate com os candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul com mediação de um homem e uma mulher. Nesta quinita-feira (01), direto do auditório do prédio 40 da PUCRS, Carolina Aguaidas e Renato Martins comandaram o confronto de ideias entre os aspirantes ao Palácio Piratini.
“Nossa missão é levar ao povo gaúcho as propostas para que eles possam escolher da melhor forma”, destacou o presidente da emissora, Márcio Irion, no “Pré-Debate”, programa apresentado por Leandro Olegário, antes do evento principal.
Ausentes no debate, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) foram alvos de críticas dos outros concorrentes. “Lamentamos que não estejam presentes, pois seria muito importante a presença deles neste debate para o povo do Rio Grande do Sul”, comentou Luis Carlos Heinze (PP).
Na mesma linha, Vieira da Cunha (PDT) argumentou que a participação em espaços como o disponibilizado pela RDC TV é um compromisso de quem pretende governar o Estado. “É um dever nosso, de todos nós que estamos nos propondo a governar o estado do Rio Grande do Sul, dizer das nossas propostas, nos expor em um debate franco de ideias, para que a população possa separar o joio do trigo”.
Rejane de Oliveira (PSTU), foi ainda mais enfática na crítica. “São bons para massacrar a classe trabalhadora dentro do gabinete, mas na hora de enfrentar o debate eles fogem”, tom parecido com o usado por Ricardo Jobim (Novo) “Eu acredito que quem quer ser candidato tem que se expor e falar a verdade. Ausência é muito triste, lamento muito”.
Já Vicente Bogo (PSB) aproveitou a entrevista antes do debate para criticar a maneira como são conduzidas as licitações para os pedágios. “Quero dar mais transparência aos processos de concessões”. E Edegar Pretto (PT) usou o espaço para promover sua canditatura. “Estou representando a frente da esperança, é um momento que vamos mostrar que temos condições de virar esse jogo. Vamos colocar nosso estado em destaque nacional”.
Confira o debate na íntegra: