A Polícia Federal, em parceria com a Interpol, deflagrou nesta terça-feira (20) uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que aliciava pessoas para transportar drogas para fora do país. Elas eram cooptadas pela facção para se passar por turistas. Com isso, os indivíduos levavam entorpecentes para países do exterior, principalmente na Europa, Ásia e Oriente Médio. Em alguns casos, as pessoas eram convencidas a levar seus próprios filhos para passarem despercebidas pelos agentes de segurança dos aeroportos.
A facção prometia lucros altos e com viagens pagas ao exterior aos aliciados, que geralmente, eram pessoas de baixa renda e sem histórico criminal.
A ação, que conta com apoio da polícia suíça, espanhola e portuguesa, está cumprindo sete mandados de prisão preventiva no Brasil, três mandados de prisão na Europa (sendo dois na Espanha e um em Portugal), 80 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, também estão sendo realizadas ordens de bloqueio de contas bancárias e apreensões de imóveis e veículos de luxo.
Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico transnacional de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 33 anos de prisão.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Polícia Federal