As eleições estão chegando e para exercer o seu direito ao voto, o cidadão precisa saber com antecedência o local de votação. Confira algumas ferramentas que a Justiça Eleitoral disponibiliza para você não ficar perdido.
Não esqueça: o primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro, enquanto que o segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Portal do TSE:
Para conferir o seu local de voto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar aqui. Depois, é necessário que você preencha os campos com seu CPF, data de nascimento e nome da mãe (caso esta informação não esteja presente em sua Carteira de Identidade, basta clicar na opção “Não consta”).
e-Título:
O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Chatbot:
O local de votação pode ser obtido ainda por meio do chatbot do TSE, um assistente virtual criado em parceria com o WhatsApp há dois anos. A ferramenta tem como finalidade esclarecer dúvidas sobre as Eleições 2022 em tempo real. Um dos tópicos de conversa do assistente virtual permite justamente à pessoa saber o local em que vota.
Para conversar com o assistente, basta acessar a câmera do celular e apontar para o código QR do chatbot, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito clicando aqui. Aí, é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Roberto Jayme/TSE