Porto Alegre terá passe livre no domingo de eleição. O impasse se dá desde a quarta-feira, quando o tema veio à tona, mesmo tendo sido aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo, em dezembro de 2021. Para usufruir do benefício, o usuário precisará apresentar o título de eleitor na roleta.

A Defensoria Pública do RS já havia entrado com liminar na justiça pra liberar o passe livre em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Canoas. A lei que acabou com a tradição do passe livre nas eleições da Capital gaúcha foi votada na Câmara e sancionada pelo prefeito ainda no final de 2021, mas só agora, às vésperas das eleições, se tornou um assunto bastante comentado e criticado.

Para ter a gratuidade é preciso declarar baixa renda para o motorista ou cobrador, sem a necessidade de comprovação. Também não pagarão pelo transporte estudantes, idosos de mais de 65 anos, doentes com acompanhantes, policiais militares e pessoas com HIV.

Em princípio, quem irá bancar os custos do funcionamento no dia será o cofre municipal. Contudo, o Executivo se reunirá com as concessionárias que operam em Porto Alegre.

Compartilhe essa notícia: