No maior colégio eleitoral fora do Brasil, em Lisboa, estão habilitadas 45.273 pessoas para votar nas eleições brasileiras. Ao todo, são mais de 697 mil brasileiros aptos a participar do processo eleitoral no exterior, um aumento de 39,21% em relação a 2018. Vale lembrar que os eleitores votarão apenas para presidente e vice-presidente da república em 181 cidades pelo mundo.

Na capital portuguesa, foram registradas manifestações favoráveis aos dois candidatos com maior intenção de voto para ocupar o cargo de chefe do executivo. Além disso, no início da tarde em Portugal (início da manhã no Brasil), a fila fazia a volta em torno da Universidade de Lisboa, com demora de cerca de 30 minutos até chegar à urna.

Em todo o território lusitano, são registrados 80 mil eleitores, divididos principalmente entre Lisboa (45.273), Porto, no norte do país (cerca de 30 mil), e no Algarve, sul de Portugal (cerca de 5,5 mil).

Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são as cidades que concentram o maior número de eleitores fora do Brasil. Em Miami são 40.189, seguido por Boston (37.159). Nagoia é a cidade com mais eleitores brasileiros na Ásia (35.651) e Londres é o quinto maior colégio eleitoral brasileiro no exterior.

 

Imagens: Carlos Machado

 

Compartilhe essa notícia: