Em evento com empresários nesta quinta (20), em Caxias do Sul, organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o candidato do PL ao governo do estado Onyx Lorenzoni, falou abertamente sobre sua proposta para a Casa Civil caso eleito. Segundo ele, a instituição não será a mesma dos últimos 40 anos.
“A nova Casa Civil será um centro de governo no padrão OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), onde teremos uma subchefia de assuntos políticos, que vai reunir a possibilidade de o Poder Executivo ter solidez em toda e qualquer decisão do ponto de vista jurídico e legislativo”, destacou.
Onyx ainda citou que irá reduzir das 26 secretarias que têm hoje, para 15 ou 16, criando uma secretaria de governo que cuide da política, da relação com o parlamento gaúcho e com os municípios. O candidato ainda relatou que, se eleito, no seu governo o próximo Secretário de Estado irá receber, assim que assumir, o Plano de Gestão para o primeiro ano e o Plano de Ação. Conforme Onyx, a Secretaria de Governança vai ajudar a superar os entraves para que os programas e projetos possam ser executados.
Entre outros assuntos, o candidato fez um balanço do governo Bolsonaro nos últimos quatro anos e destacou suas ações como ministro do presidente, além de abordar pautas como a diminuição do desemprego, valor da gasolina no país e os impactos da pandemia.