O turismo nacional faturou R$ 17,6 bilhões no mês de agosto, sendo a maior movimentação para o mês desde 2015. Já o acumulado nos últimos 12 meses, foi de 32,9%, segundo o levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Um dos setores de destaque foi o transporte aéreo, com crescimento anual de 72,8%. Comparando com 2019, antes da pandemia, o setor havia crescido 19,9%.
O aumento aconteceu porque as famílias e as empresas retomaram o planejamento de viagens, dessa maneira, movimentando o setor.
Os dados mostram que mesmo com o crescimento de 50% do preço das passagens aéreas em um ano, as vendas continuam subindo, chegando a 7,29 milhões de passageiros transportados no oitavo mês do ano.
Outra categoria que obteve alta foi a de hospedagem e alimentação (23,1%). Enquanto que os transportes terrestres registraram um faturamento 16,8% maior. Atividades culturais, recreativas e esportivas atingiram 13,3% e o transporte aquaviário, 16,5%, ao mesmo tempo que a inflação para o turista subiu 24,35% em um ano.