O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse ontem (26) que pretende fazer uma reforma tributária no país que cobre mais de quem ganha mais e cobre menos de quem ganha menos. Segundo ele, a mudança, com a taxação proporcionalmente mais alta de quem tem maior renda, é uma questão de justiça social.
Lula ainda planeja encaminhar ao Congresso, caso eleito, uma proposta de taxação de lucros e dividendos. “Nós vamos fazer uma proposta que as pessoas que ganham lucros e dividendos paguem um pouco mais, para que se possa fazer a distribuição correta neste país”, acrescentou.
Com base na experiência de seus governos anteriores, Lula avalia que a composição da Câmara dos Deputados e do Senado podem ser um empecilho a mudanças no sistema de cobrança de impostos e tributos. “A maioria que está no Congresso Nacional é de pessoas que têm, de certa forma, posses. Não são os pobres que estão no Congresso Nacional”, se referindo a maioria dos parlamentares que são de classe média ou rica.
Para Lula, essa dificuldade pode ser superada se a sociedade se conscientizar da importância da reforma tributária. “Se a sociedade estiver convencida, fica fácil convencer o Congresso Nacional. Se a sociedade não estiver convencida é mais difícil convencer o Congresso Nacional.” O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (30).