As urnas que passarão por auditoria da votação eletrônica no segundo turno, no dia 30, serão sorteadas neste sábado (29) às 9h da manhã no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
O processo contará com a participação de representantes dos partidos e de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, além de ser acessível a qualquer pessoa interessada. A auditoria das urnas compreende dois procedimentos: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade.
O Teste de Integridade tem o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial.
Já o Teste de Autenticidade, que tem a finalidade de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas, é efetuado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.
Desta vez, também terá uma nova modalidade de checagem dentro do Teste de Integridade, que usará a biometria dos eleitores, de forma voluntária, na habilitação da urna eletrônica para a digitação do voto.
Ao todo, serão sorteadas 35 seções entre as 165 zonas eleitorais de todo o estado que passarão pelo teste de integridade (23 seções) das que passarão pelo teste de autenticidade (8) e das que passarão pelo projeto-piloto com biometria, do teste de integridade (4).
Fonte: TRE-RS