A Polícia Civil de Viamão concluiu o inquérito policial que apurou a morte de vários cães que consumiram rações de uma empresa com sede em Santa Catarina. Há relatos de casos ocorridos em diversas cidades gaúchas. Em Viamão, mais de 30 animais morreram e outros vários  adoeceram em razão do consumo da ração contaminada.

Há relatos de casos ocorridos em diversas cidades gaúchas. O sócio e dois funcionários responsáveis pelo controle de qualidade de uma empresa de Santa Catarina foram indiciados por crime contra as relações de consumo. A empresa também consta no indiciamento e foi notificada administrativamente. No início da investigação, já haviam sido adotadas as providências cabíveis junto ao Ministério Público. O nome dos indiciados e da empresa não foram divulgados.

Conforme laudos técnicos de laboratório privado e do Ministério da Agricultura, os animais apresentaram diagnóstico de lesões hepáticas severas, compatíveis com a intoxicação. A delegada Jeiselaure de Souza, diz que amostras analisadas foram retiradas da sede da empresa e de um caminhão abordado pelos técnicos e pela polícia ainda na fase inicial do inquérito.

No caso de Viamão, a ração estava contaminada por aflatoxina e por zearaleona. Aflatoxina é uma toxina produzida por espécies de fungos do gênero Aspergillus. É um dos principais tipos de toxinas que estão presentes em diversos alimentos, sendo considerada uma contaminação que representa risco para a saúde de humanos e animais domésticos. Já a zearaleona, que também é uma micotoxina, contamina frequentemente cereais, mas também outros produtos como bananas e tomates.

Compartilhe essa notícia: