A convocação do técnico Tite para a Copa do Mundo do Catar, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (7), conta com três gaúchos. São eles o goleiro Alisson, o lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Rafinha.
Destes, somente Alisson já disputou um Mundial pela Seleção Brasileira. Em 2018, na Rússia, o goleiro formado no Inter foi titular nas cinco partidas da campanha, encerrada com a eliminação para a Bélgica, nas quartas de final. Aos 30 anos, o arqueiro nascido em Novo Hamburgo está em sua quinta temporada no Liverpool.
Os outros dois gaúchos, debutantes, passaram a marcar presença com mais frequência nas convocações de Tite neste último ciclo. Natural de Caxias do Sul, o lateral-esquerdo Alex Telles, de 29 anos, foi formado no Juventude e se destacou no Grêmio antes de se transferir para o futebol europeu. No Velho Continente, jogou por Galatasaray (Turquia), Inter de Milão (Itália), Porto (Portugal), Manchester United (Inglaterra) e Sevilla (Espanha), clube em que está atualmente.
Já Rafinha, que é da Restinga, em Porto Alegre, não chegou a atuar profissionalmente no Rio Grande do Sul. Sua trajetória no futebol profissional iniciou já em Portugal, no Vitória de Guimarães. Ainda no país luso, jogou no Sporting, antes de passar pelo Rennes, da França, e chegar no Leeds United, da Inglaterra. Sob o comando de Marcelo Bielsa, se destacou ao ponto de ser convocado por Tite, e com as grandes atuações na Seleção contribuindo, foi contratado pelo Barcelona neste ano.