O Consulado Geral dos Estados Unidos de Porto Alegre realizou uma simulação de segurança no início desta tarde (9) na capital gaúcha. O exercício contou com efetivos do 11º Batalhão da Brigada Militar, militares do Batalhão de Operações Especiais, Samu e Corpo de Bombeiros.
A operação simulada contou com a participação de mais de 100 pessoas e teve o propósito de preparar a reação dos funcionários a situações de emergência e a coordenação com serviços locais acionados nessas ocasiões.
“Este tipo de treinamento é algo que fazemos todos os anos em consulados e embaixadas do mundo, então realmente é uma obrigação nossa de treinar esse tipo de evento, mas como em Porto Alegre faz apenas cinco anos que temos operação, é a primeira vez que tivemos tanta colaboração da segurança pública”, afirma o diretor regional de Segurança do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, Davis Wallentine.
O treinamento simulou a entrada de terroristas no prédio do Consulado Geral e depois a chegada das forças de segurança para controlar a situação. A atividade que contou com carros da polícia, ambulância, alarmes e explosões fechou a rua Bezerra de Menezes entre a Avenida Assis Brasil e a Avenida Grécia.