Há três anos

A 17 de novembro de 2019, ocorreu o primeiro registro da Covid-19. A vítima foi um homem de 55 anos. Adquiriu produtos num mercado de Wuhan, província de Hubei, China, que vende carnes sem as condições sanitárias exigidas. Em janeiro de 2020, já tinha se espalhado, provocando a maior tragédia de todos os tempos.

 

Proibidos

Cientistas da Organização Mundial da Saúde nunca obtiveram autorização para acesso livre ao mercado de Wuhan. O pretendido relatório ajudaria a localizar as causas da pandemia.

 

Tem dinheiro aí?

Todos querem uma fatia do bolo de tributos. Senadores, deputados federais e comissões permanentes apresentaram 6.575 emendas de despesas ao projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023, que somam total de R$ 234 bilhões e 300 milhões.

 

Voltará

João Motta é o mais cotado no Ministério da Saúde para assumir como diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), cargo que exerceu de fevereiro de 2003 a maio de 2007. A partir de 1989 e por três mandatos foi vereador em Porto Alegre.

 

Sem parar

Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde, o GHC tem 1.391 leitos e realiza 46.100 internações a cada ano. Sua equipe de 9.874 profissionais é responsável por cerca de 1 milhão e 100 mil consultas, 4 milhões de exames e 27 mil cirurgias anuais. A instituição também é considerada o berçário dos gaúchos, com 6.600 partos por ano nos hospitais Conceição e Fêmina.

 

Frustração

A dupla Alberto Fernandez e Cristina Kirchner se elegeu em outubro de 2019, prometendo churrasco aos argentinos, mas o país registra atualmente o menor consumo de carne bovina em 100 anos. Há falta de alimentos básicos, incerteza e tensão dentro da equipe do governo, sem falar de 15 diferentes tipos de câmbio. A inflação superou os 100% nos últimos 12 meses.

 

Caem no vazio

Na década de 1950, Newton Mendonça escreveu o Samba de uma Nota Só, que Tom Jobim musicou. Não poderia imaginar que sua frase serviria, 50 anos depois, para definir muitos políticos brasileiros: “Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada ou quase nada.”

 

Todo o cuidado é pouco

O jornal The New York Times, ontem, chamou a atenção: “Milhões de pessoas escaparam da estafa do primeiro ano da pandemia da Covid-19, recorrendo aos videogames, onde podiam competir como seus atletas favoritos. Esses mundos virtuais também atraíram um tipo diferente de entusiasta – o tipo que procurava roubar informações pessoais e dólares do mundo real.

Nos últimos meses, as empresas de segurança cibernética alertaram que o crime em jogos aumentou substancialmente desde o início da pandemia e que as vulnerabilidades – tanto para estúdios de jogos quanto para jogadores – estão longe de serem vencidas.”

 

Vontade de mudar

O jornal A Província de São Paulo, a 18 de novembro de 1889, publicou na 1ª página, refletindo o clima do dia anterior e a vontade de afastar o imperador Dom Pedro II: “A Proclamação da República em São Paulo, pelo modo que se fez, serviu de bem demonstrar a oportunidade das reformas políticas e sociais que repousam nos princípios democráticos. A discrição de quanto se passou, desde a aclamação do governo provisório, vai pôr bem patente que a república era a geral aspiração de todo o paulista, de todo o brasileiro.”

 

Evitaram tumultos

Prosseguiu A Província de São Paulo: “Confiados no novo regime, o comércio continuava a funcionar; os agrupamentos populares que estacionavam em frente às redações dos jornais mantinham-se calmos e dignos, sem exaltamentos naturais. Durante toda a noite de 15 de novembro, em que não houve rondas e nem um só policial, a cidade esteve entregue à guarda do público. Não se deu um só conflito, um só distúrbio.”

Compartilhe essa notícia: