A partida entre Holanda e Senegal fechou a primeira rodada do grupo A. Com gols nos minutos finais da partida, a seleção europeia garantiu mais uma vitória em suas estreias na competição, continuando com uma sequência que perdura desde 1998.
O jogo, que teve o segundo árbitro brasileiro na Copa do Mundo, Wilson Sampaio, foi disputado, tendo os dois times propondo ataque até o fim da partida. O confronto foi decidido na reta final, aos 84 minutos, Cody Gakpo balançou as redes para a Holanda. A confirmação da vitória veio nos acréscimos do segundo tempo, quando Klaassen aproveitou um rebote do goleiro Mendy.
A Seleção de Senegal perdeu seu principal jogador ofensivo, Sadio Mané, o desfalque teve grande influência na tática da seleção comandada por Aliou Cissé, que apostou em ataques em velocidade. Enquanto a Seleção da Holanda controlou a partida nos momentos em que estava com a bola, demonstrando o DNA da seleção comandada por Louis Van Gaal.
A vitória garantiu a liderança do grupo A para a Holanda, que também é formado por Equador, Senegal e Catar. O placar manteve a sequência de seis partidas sem perder em estreias holandesas em Copa do Mundo.