Com a vitória sobre o Uruguai, Portugal terminou a segunda rodada como líder do grupo H e garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo. Em jogo disputado, os gols sairam a partir de um cruzamento que acabou indo direto ao gol, e em uma cobrança de pênalti.
Enquanto Portugal controlava a posse de bola, a Seleção do Uruguai apostou em ataques em velocidade pelas laterais do campo. Mesmo o time comandado pelo técnico Fernando Santos tendo maior domínio na parte central do campo e possuir mais chutes a gol, a chance mais perigosa do primeiro tempo aconteceu nos pés de Bentancur, meio-campista uruguaio, que recebeu uma bola na entrada da área e chutou por cima do goleiro.
A etapa complementar iniciou com o placar zerado, porém com pressão inicial de Portugal, Bruno Fernandes abriu o placar com a tentativa de cruzamento para Cristiano Ronaldo. Precisando vencer, o Uruguai passou a ser mais ofensivo, com substituições no meio-campo, começou a ter o controle das jogadas, enquanto Portugal apostava em contra-ataques.
Com um jogo equilibrado, as chances mais perigosas foram na meta do goleiro Diego Costa, com destaque no chute de Maxi Gomes de fora da área que parou na trave. Mesmo com mais oportunidade, a seleção sul americana não conseguiu marcar gols. No fim da partida, Bruno Fernandes sofreu um pênalti quando Gimenez tocou a mão de apoio na bola, o próprio meio-campista do Manchester United cobrou e converteu a cobrança, garantindo a vitória de 2 a 0 para Portugal.