Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza ação de limpeza na Zona Leste de Porto Alegre – Foto: Edmílson Garay/DMLU

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolhe diariamente 1.126 toneladas de resíduos domésticos na capital gaúcha. Desses, 1.100 toneladas são de resíduos orgânicos e rejeitos da Coleta Domiciliar. O restante são recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva, de acordo com o próprio DMLU.

Além disso, é estimado que cerca de 252 toneladas que poderiam ser recicladas são descartadas, indevidamente, todos os dias. Esses rejeitos são transportados até a Estação de Transbordo, na Lomba do Pinheiro, então o lixo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 53 m³. Depois, são levados para o aterro sanitário de Minas do Leão, cidade a 110 km de Porto Alegre. Esse transporte custa R$ 736 mil por mês, o que equivale a R$ 8,8 milhões por ano. 

Resíduos no RS

Em todo o Rio Grande do Sul, a quantidade de resíduos recolhidos em 451 dos 497 municípios foi igual a 3.021.298 toneladas em 2019, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Dentro desse valor, 97,7% do total são Resíduos Sólidos Domiciliares e Resíduos Públicos, 1,2% é proveniente da construção civil e 0,56% é resultado da poda de árvores.

Ao todo, 91% dos municípios declararam os valores de lixo recolhido em 2019. 

Compartilhe essa notícia: