Enquanto todos esperavam que o 2º classificado do Grupo H da Copa do Mundo sairia do confronto entre Uruguai e Gana, coube à Coreia do Sul surpreender. Os sul-coreanos viraram sobre Portugal e, com a vitória por 2 a 1, serão os prováveis adversários do Brasil nas oitavas de final.
Mesmo com um time misto, por já estar classificado, Portugal saiu na frente logo aos 5 minutos de jogo, com Horta. A Coreia do Sul empatou ainda no 1º tempo, aos 27 minutos, com Kim.
Com a vitória do Uruguai sobre Gana, a Coreia foi para a segunda etapa sabendo que bastava um gol para virar e garantir a classificação. E ele veio já nos acréscimos, aos 46 minutos. Após jogada de Son, capitão e grande estrela da equipe, Hwang mandou para as redes e fez a festa dos sul-coreanos.
Depois do apito final, os jogadores seguiram em campo acompanhando os últimos minutos do jogo do Uruguai, que ultrapassariam a Coreia em caso de mais um gol contra Gana. Mas isso não aconteceu, e os sul-coreanos comemoraram muito a terceira classificação para os mata-matas da Copa em sua história – as outras ocasiões foram em 2002, quando foi sede juntamente com o Japão e ficou na 4ª colocação, e em 2010.