O Brasil terá pelas frente um confronto complicado pelas quartas de final da Copa do Mundo na sexta-feira (09). Isso porque a Seleção Brasileira foi eliminada por uma equipe europeia nas últimas quatro edições da competição. Desde 2006, os brasileiros não avançam ao encarar times da Europa.
A última vez em que o Brasil não foi eliminado por uma seleção europeia foi em 2002, quando levantou a taça da Copa do Mundo e conquistou o pentacampeonato. Desde então, a Seleção não conseguiu avançar quando teve equipes do velho continente em seu caminho.
Em 2006, o Brasil foi eliminado pela França ao perder por 1 a 0 nas quartas de final. Em 2010, a Seleção caiu na mesma fase, mas dessa vez para a Holanda, que venceu o confronto por 2 a 1. No confronto, Felipe Melo foi expulso. Em 2014, a canarinho até conseguiu chegar até as semifinais, mas foi eliminada para a Alemanha, no fatídico 7 a 1. Na última edição da Copa, em 2018, mais uma vez o Brasil caiu nas quartas de final, ao perder para a Bélgica, por 2 a 1.
Em 2022, no Qatar, será a vez do Brasil enfrentar a Croácia nas quartas de final da competição. A bola rola a partir das 12h (horário de Brasília), na Cidade da Educação. Quem avançar, pega o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina.