Tendo um primeiro tempo pouco movimentado e um final de jogo disputado, o confronto entre Argentina e Holanda terminou com vitória sul-americana nos pênaltis após resultado de 2 a 2 na etapa regulamentar. A seleção comandada por Lionel Scaloni irá enfrentar a Croácia na semifinal do Mundial.
O primeiro tempo começou com o estudo de ambas as equipes, e sem muitos ataques devido a marcação alta. Devido ao embate no meio-campo, a principal jogada da etapa ocorreu aos 34 minutos de jogo, quando Messi acertou um passe entre a linha defensiva holandesa para Molina, que conduziu a bola antes de chutar a gol.
Nos 45 minutos finais de jogo, após a rede ser balançada pela primeira vez, a partida ficou mais movimentada, tendo mais faltas e consequentemente, mais cartões. As jogadas destacadas na etapa complementar foram as cobranças de bola parada de Lionel Messi, que causou perigo com uma falta perto da área e converteu um pênalti marcando o segundo gol da Argentina na partida.
Antes do encerramento da partida, a Holanda marcou um gol com o atacante Weghorst, que acertou um cabeceio direto na meta do goleiro Emiliano Martinez. Após o gol holandes, a Laranja Mecânica passou a penetrar a defesa sul-americana e causou perigo, porém não conseguiu empatar a partida e foi eliminada da competição.
Quando a classificação da Argentina estava quase garantida, Weghost consegue empatar o duelo após uma jogada que teve origem após uma cobrança de falta. Com o resultado de 2 a 2, a partida foi para a prorrogação, que bateu o recorde de cartões amarelos, com 16 advertências com o cartão.
Após uma prorrogação equilibrada e com bastante faltas, a partida foi decidida nos pênaltis. Messi converteu a primeira cobrança da Argentina, e Van Dijk, zagueiro holandês, errou a primeira cobrança de sua seleção, parando em Emiliano Martínez. Com a vantagem nas cobranças, a seleção sul-americana garantiu a classificação convertendo todos seus chutes e viu seu goleiro defender mais um chute, desta vez de Berghuis.
Com a vitória nos pênaltis, a Argentina conquistou a classificação para a semifinal e irá enfrentar a Croácia, que venceu o Brasil nos pênaltis. A partida entre Argentina e Croácia será realizada na próxima terça-feira (13), no Estádio Lusail, às 16h no horário de Brasília.