A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa ouviu nesta quinta-feira (16) a dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública. Aline Guimarães repassou dados que mostram um aumento de 41% nas denúncias de violência policial no RS. No ano passado foram mil e 61 registros, contra 751 de 2021.
O deputado delegado Zucco, do Republicanos, ressaltou que o levantamento não reflete um incremento necessariamente, devido a criação das audiências de custódia. “Essas audiências são realizadas 24 horas após as ocorrências policiais, onde o criminoso é ouvido por um juiz e a primeira pergunta é se ele sofreu algum tipo de agressão dos policiais. A maioria responde que sim orientados pelos advogados”, explicou o deputado.
Durante a reunião, foram repassados outras informações como o perfil das supostas vítimas e a origem das denúncias. Apenas 2,9% foram feitas pela própria vítima, o que reflete o medo das pessoas em fazer o registro. Para o deputado Matheus Gomes, do Psol, o debate do tema é fundamental para que o Parlamento possa se posicionar sobre questões como o uso de câmeras nos uniformes dos agentes de segurança.