O 1º Seminário de Economia Criativa de Porto Alegre começa nesta segunda-feira, 17, e prossegue até quarta, 19. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e Comitê Municipal de Economia Criativa, em parceria com o Gabinete de Inovação e Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap). O apoio é da Escola de Gestão Pública (EGP), da Smap. Veja aqui a programação completa.
O primeiro dia de evento, que será de forma on-line, é aberto aos gestores e servidores públicos, em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade. Após a abertura, às 14h, com o diretor do Escritório +4D, Vicente Perrone, e o doutor em ecossistemas de inovação, Josep Piqué, sobre a importância dos distritos criativos, serão apresentados cases do Brasil, Portugal e Colômbia. O dia encerra com a palestra sobre hubs criativos, com apresentações da Armazém da Criatividade, de Recife; da Juicy Hub, de São Paulo; e da Verso Habitat Criativo, de Gramado.
A terça-feira, 18, inicia-se com a apresentação de clusters criativos da Itália às 14h. Após, às 15h30, o seminário traz ao público o painel sobre formação em economia criativa: desafios e novas abordagens, com cases de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O painel “A busca pela competitividade nos setores criativos” encerra o segundo dia do evento, totalmente on-line.
O terceiro e último dia de seminário será realizado presencialmente no Tecnopuc (av. Ipiranga, 6681), no Auditório Global. Às 14h, o painel inicial, com mediação do secretário de Inovação da Capital, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, irá abordar o monitoramento e a geração de dados na Economia Criativa. Já às 16h, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, será mediadora na palestra sobre acesso ao mercado criativo.