O elevado número de frentes parlamentares chama a atenção no parlamento gaúcho. Em dois meses e meio, as solicitações chegam a quase o total de quatro anos da legislatura passada. Nesta quarta-feira (19), o ato de instalação da frente em defesa do Turismo lotou o salão Julio de Castilhos, na Assembleia Legislativa.
As reuniões de deputados com representantes da sociedade se intensificaram desde fevereiro. Em 75 dias da atual legislatura, foram criadas 178 frentes parlamentares, uma média de duas por dia. Em quatro anos da legislatura passada, foram instaladas 206 frentes.
Leia também:
Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar em defesa do Turismo Gaúcho
Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar Pró-Prevenção das Violências na Escola
Frente Parlamentar avalia situação dos rios que abastecem a Região Metropolitana
Para os deputados, é uma forma de discutir um tema de interesse comum, de forma plutipartidária. O deputado Issur Koch foi quem mais solicitou até agora, num total de doze frentes. “Mantemos os deputados em torno de um tema em comum, sem custos”, destacou Koch.
Também já foram solicitadas frentes que tratam do transporte metropolitano, contra o aborto, em defesa do futebol feminino, frente da erva mate e da extensão do trensurb até o vale do Paranhana, entre outras. Diferente das comissões permanentes, as frentes parlamentares não tem espaço fisico e nem verba para distribuir por cargos. E podem se extintas em 90 dias caso não iniciem os trabalhos após serem instaladas.