As homenagens à personalidades públicas causam polêmica na Câmara Municipal de Porto Alegre. Vereadores pedem para homenageados devolverem a comenda entregue pelo Legislativo. O vereador Alexandre Bobadra (PL) protocolou nesta quarta-feira (26) o pedido de revogação da homenagem feita ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL), que recebeu em julho de 2015 a Comenda Porto do Sol.
A medalha é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo municipal a pessoas físicas e jurídicas. Bobadra protestou contra a homenagem e protocolou projeto pedindo a devolução da comenda. “Ele que é autor da lei que libera as drogas no país, que cuspiu no presidente Jair Bolsonaro e foi punido. Nada mais justo do que preservar a imagem da Câmara de Vereadores”, ressaltou.
Esse não é o primeiro pedido de revogação de homenagens. Também já foi solicitada a devolução da medalha concedida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex presidente Jair Bolsonaro. A entrega ocorreu em dezembro do ano passado e agora é contestada pelo Psol e pelos partidos de esquerda. “Foi uma grande besteira que a Câmara fez. O Eduardo Bolsonaro tá metido em um monte de encrenca, recentemente tentou bater num deputado federal, quebra de decoro. Não contribui para Porto Alegre”, destacou.
Os pedidos de revogação das comendas que foram entregues devem tramitar agora pelas comissões da Câmara, antes de ir à votação em plenário.