Uma fêmea de bugio-ruivo foi devolvida à natureza pela Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) na manhã desta quinta-feira, 18.
O animal foi resgatado semana passada, no bairro Hípica, e passou por exames no Núcleo Preservas, iniciativa ligada ao Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, voltada a animais silvestres. Sem nenhum sinal de agressões ou ferimentos, o bugio passou por período de observação e foi liberado no Extremo Sul de Porto Alegre, ambiente nativo da espécie.
Por se tratar de uma fêmea jovem, a equipe da Smamus acredita que possa ter se dispersado até área urbana à procura de um parceiro para formar bando. “O bugio Alouatta guariba é uma espécie nativa, ameaçada de extinção, com ocorrência nas matas nativas na Zona Sul da cidade, e tem relevante papel para conservação da natureza”, explica a bióloga Suelen Bandeira, lembrando que o animal ajuda na dispersão de sementes, o que auxilia na preservação da Mata Atlântica.
Animais silvestres são protegidos pela lei de crime ambiental 9.605/98, que prevê penas de multa até detenção. Ao identificar um exemplar ferido ou em risco, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade pode ser acionada pelo telefone (51) 3289-7517 e pelo canal 156 aos fins de semana.