Foto: Isadora Vilanova / AL

Lideranças gramadenses estiveram na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), para buscar apoio dos deputados estaduais no projeto de instalação da Unidade de Educação Profissional (UEP), do Instituto Federal, em Gramado. A proposta tem como objetivo estimular o aprendizado, o acesso à tecnologia e a profissionalização dos jovens do município.

Em reunião com os deputados Guilherme Pasin e Joel Wilhelm (do Progressistas), as lideranças explicaram sobre o levantamento feito pela Escola do Legislativo de Gramado, que apontou que uma parcela significativa de alunos deixa o ensino médio para entrar no mercado de trabalho. Para proporcionar o acesso a qualificação adequada e gratuita aos jovens, o instituto vai oferecer cursos de ensino médio voltado às vocações econômicas da cidade, como turismo, agroindústria, tecnologia, economia criativa e prestação de serviços. A UEP vai atender sete municípios da Região das Hortênsias.

Segundo Pasin, atualmente mão de obra qualificada é escassa na serra gaúcha. “Nossa região recebe turistas do mundo inteiro e precisa estar bem preparada para isso. Como o maior polo turístico do Estado, precisamos estimular a qualificação dos nossos estudantes, para que eles possam estar bem preparados para esse mercado”, avaliou.

A UEP será gerida pelo governo federal que será responsável pela contratação de professores, manutenção e construção do prédio. Como contrapartida, o município fará a doação de um terreno para a instalação do instituto.

Como líder da bancada do Progressistas no parlamento, Pasin recolheu assinaturas de apoio dos sete deputados da sigla e acompanhou a comitiva em reunião com o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup.

Compartilhe essa notícia: